Bem Vindo...

Bem Vindo...! A proposta de nosso blog é apresentar aos leitores material diversificado, de fácil leitura e compreensão; voltado para aqueles que buscam algo que possa contribuir para seu crescimento espiritual. Sempre haverá algo importante para sua vida com Deus. Trataremos de temas atuais e que valem a pena para todos os cristãos, em todos os lugares. Bem vindo a uma deliciosa leitura. A um bom e revigorante Café com Deus!

Ore por este blog, divulgue-o para seus amigos, compartilhe-o em suas redes sociais, acompanhe...

Você pode sugerir um artigo enviando email p/: pr.sued@hotmail.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Devo ajudar pessoas não cristãs?



Existe uma dúvida muito comum que paira na mente de muitos cristãos a respeito de uma questão: há algum problema em ajudar pessoas não evangélicas; que não professam uma fé verdadeira e baseada na Palavra de Deus? Pessoas que pedem ajuda para, principalmente, obras sociais executadas por organizações não cristãs. Ou mesmo aquelas famosas ‘ações entre amigos’.

No Brasil e em vários países do mundo existem organizações ligadas a religiões não cristãs que, porém, prestam grandes serviços e conduzem excelentes obras sociais.

Muitos cristãos indagam sobre se ao contribuir, quando solicitados por pessoas dessas organizações, traz alguma implicação espiritual. Ficam apreensivos com a idéia: será que podemos ajudar, contribuir, sabendo que vai para uma instituição dirigida por pessoas que não são cristãs?

Muito bem, façamos uma reflexão com base na Palavra de Deus. O apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios (I Co 5), ao advertir a Igreja, orienta que os cristãos não se associassem com àqueles que andassem em caminhos que não agradassem a Deus. No entanto, deixa claro que não falava isso com relação às pessoas que vivem nesse mundo, mas sim, com relação aquelas que se passando por cristãs tem um comportamento desagradável a Deus. Em outras palavras, orienta para a não associação com falsos crentes.

É necessário compreender ainda que, muitas pessoas, apesar de não serem cristãs, têm bom caráter, são honestas, sinceras, verdadeiras, e praticam boas ações. Faltam-lhes ainda alguma coisa: converterem-se ao Senhor.

Não encontramos embasamento bíblico, com estas considerações, que possam orientar a não darmos ajuda, ou uma contribuição, a questões de natureza social que vá beneficiar pessoas necessitadas. Paulo informa dizendo (I Co 5.13) que Deus os julgará; não cabe a nós emitir juízo nestas situações.

No sermão da montanha Jesus ensinava e dizia (Lc 5.30 4 5.35): E dá a qualquer que te pedir...e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Ora, se Deus dá coisas boas, mesmo aos ingratos e maus, não podemos nós ajudar quando solicitados, em obras sociais, ações de amigos, etc., mesmo quando as pessoas envolvidas não são ‘crentes’ e/ou ‘evangélicas’, isto é, não são cristãs? É claro que podemos e devemos, para sermos tal como nosso Pai que está nos céus.

O que não podemos é associar-nos em qualquer atividade quando esta tem conotação de adoração e/ou culto não dirigido a Deus. O cristão não se associa em atividades relacionadas às práticas com relação à falsa fé; ajudar é uma coisa e, outra coisa é associar-se em uma atividade claramente religiosa (revestida de atos, ações, liturgia, etc.) envolvendo culto, que biblicamente falando, é contrária a orientação da Palavra de Deus.

Como associar-se ao culto aos demônios; aos mortos; à idolatria; etc.? Que comunhão tem a luz com as trevas? (II Co 6.14).

O que precisamos ter em mente, após o que já foi exposto, é o conselho de Paulo, apóstolo: Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos na fé (Gl 6.10). Isto é, devemos priorizar qualquer ajuda que tenhamos condições de oferecer, aos nossos irmãos na fé (domésticos na fé); onde você desfruta de comunhão espiritual; na comunidade local onde estão situados seus irmãos em Cristo. Tem alguém necessitado em sua Igreja? Se sim, ajude primeiro seu irmão na fé. E, depois os outros. Como alguém pode ajudar os outros se esquecendo de sua própria família? Lembre-se, você com seu irmão na fé, assumem a condição de filhos de Deus; a Igreja é uma família.

Concluindo: ajude a todos quanto puder, mas não se esqueça dos que são de sua própria família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário