Bem Vindo...

Bem Vindo...! A proposta de nosso blog é apresentar aos leitores material diversificado, de fácil leitura e compreensão; voltado para aqueles que buscam algo que possa contribuir para seu crescimento espiritual. Sempre haverá algo importante para sua vida com Deus. Trataremos de temas atuais e que valem a pena para todos os cristãos, em todos os lugares. Bem vindo a uma deliciosa leitura. A um bom e revigorante Café com Deus!

Ore por este blog, divulgue-o para seus amigos, compartilhe-o em suas redes sociais, acompanhe...

Você pode sugerir um artigo enviando email p/: pr.sued@hotmail.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Música... o que o cristão pode ouvir?





Música – arte e ciência de combinar os sons de forma agradável ao ouvido, composição musical (Dicionário Aurélio XXI). Seja pela voz(sons, canto) ou qualquer coisa que produza som. Cantar – dizer ou exprimir por meio do canto (som musical produzido pela voz (Dicionário Aurélio XXI). O conceito clássico diz que “música é a arte de combinar os sons de maneira agradável aos nossos ouvidos”. O Conceito romântico diz que “música é a arte de manifestar  os diversos afetos de nossa ama mediante os sons”.

A música, como expressão, se manifesta de acordo com a cultura, valores, conceitos, a crença (religiosidade), etc. Considerando estes fatores ao ouvir música de países diferentes compreendemos perfeitamente este entrelaçamento da música em relação à cultura. Ela vem carregada de uma história própria, peculiar a cada povo.

A música existe antes da criação. Quando lemos na palavra de Deus que os seres celestiais louvam a Deus de dia e de noite (Ap 4.8), entendemos que a música existe desde tempos remotos. Através dela os seres celestiais sempre manifestaram sua adoração a Deus. Logo, ela tem seu nascedouro nos céus. No primeiro livro da Bíblia encontramos referência a instrumentos musicais (Gn 4.21). Junto com o homem veio a música; assim como o homem, na história, a música passou por transformações.

Agora, a questão em pauta é: que tipo de música o cristão pode ouvir?

            A música, pela sua história é utilizada pelos homens em diversas situações: como forma de contar uma história, de expressar um sentimento, de expressar a fé. Existe música até para velório. Já observou que nos filmes ela é utilizada para reforçar as emoções e sensações das imagens?

            Muitos cantores cristãos vêm fazendo adaptações em melodias existentes, cantadas por famosos ou não (“cola”) e colocando letras de estilo gospel (evangélico). Acham ‘“legal” aquela música e pronto. Resolvem usá-la como plataforma para um novo “hino”.

O erro consiste no fato de que cada ‘música’ cria uma identidade própria; uma vez divulgada, propagada, difundida, o seu gênero fica gravado na mente das pessoas. Basta ouvir a introdução e vem à mente aquela ‘música’, sua origem, quem a cantou e a tornou conhecida, e ainda, as emoções que ela transmitiu. Não é razoável cantar uma música (gospel, evangélica) na igreja, para adoração, que traz a lembrança o Michel Teló, por exemplo. Ou o Luan Santana. Já percebeu a força da música, como ela faz lembrar muitas situações de nossas vidas?

Os estilos musicais são muito variados, e cada país geralmente tem seu estilo musical característico. Não se pode condenar um estilo por não se ter afinidade com ele. Lembre-se da variedade que é a música. O que não deve faltar é originalidade. A inspiração para compor. É possível louvar a Deus com estilos como samba, pagode, e tantos outros? Sim, é possível. Não existe um estilo evidenciado como único, encontrado na palavra de Deus.
           
            É importante ainda considerar qual mensagem a música transmite (sua letra). Muitos cristãos perguntam se podem ouvir outros tipos de música que não seja “gospel, evangélica”. Talvez a melhor resposta seja a de Paulo que diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que  é  honesto, tudo o que  é  justo, tudo o que  é  puro, tudo o que  é  amável, tudo o que  é  de boa fama, se  há  alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp 4.8)".

            Se aquilo que você houve como música está dentro do contexto da referência bíblica citada, será saudável para sua vida cristã. Caso contrário não lhe trará benefício algum. E só lembrando, cada música vêm cheia de mensagens, de emoções e sentimentos. A pergunta que fica é: que mensagem, que tipo de emoção e de sentimento as músicas que você escuta transmitem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário