Bem Vindo...

Bem Vindo...! A proposta de nosso blog é apresentar aos leitores material diversificado, de fácil leitura e compreensão; voltado para aqueles que buscam algo que possa contribuir para seu crescimento espiritual. Sempre haverá algo importante para sua vida com Deus. Trataremos de temas atuais e que valem a pena para todos os cristãos, em todos os lugares. Bem vindo a uma deliciosa leitura. A um bom e revigorante Café com Deus!

Ore por este blog, divulgue-o para seus amigos, compartilhe-o em suas redes sociais, acompanhe...

Você pode sugerir um artigo enviando email p/: pr.sued@hotmail.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A força da mulher na igreja.



Desde o princípio da igreja primitiva, ainda antes da morte de Jesus, as mulheres desempenharam um papel importante no reino de Deus. A Bíblia registra que várias delas serviram no ministério de Jesus com suas riquezas, mas, não apenas isso, elas acompanhavam o Senhor e seus discípulos na pregação do reino de Deus (Lc 8.1-3).
           
            As mulheres, à época, por questões culturais dos povos do oriente, que atribuíam as mulheres tarefas menos importantes, não são mencionadas como trabalhando na pregação do evangelho. Seu trabalho consistia no suporte aos discípulos.

            Após a morte do Senhor Jesus, e dada a ordem para que fosse espalhada a mensagem do evangelho, o papel da mulher no reino de Deus foi cada vez mais sendo ampliado.
                       
            Figuras marcantes, dentre as mulheres, são mencionadas: Febe, Priscila, Maria, Júnia, Trifena, Trifosa, Pérside, Júlia; todas com menção direta de Paulo (Rm 16. 1-15).  Dorcas (At 9.36). Todas elas tiveram atuação na implantação da igreja, cooperando diretamente em favor da obra de Deus.
           
            Não existem referências bíblicas contrárias a atuação da mulher cristã na obra de Deus. Não há restrições explícitas sobre quais trabalhos poderiam ou não fazer. Apenas no decorrer da história foi mais característico dos homens, a pregação do evangelho. No entanto, vale lembrar  o relato, ainda que discreto, de Priscila auxiliando na pregação da palavra de Deus (At 18.26).

            O exemplo da vida cristã, na prática, demonstra o importante papel da mulher na evangelização. Quantos testemunhos fabulosos estão registrados de mulheres, cuja pregação, levou muitas pessoas a Cristo.
           
            É um grande erro ignorar a força das mulheres cristãs na obra de Deus. Desprezar esta força é uma grande perda para o reino de Deus.

            Hoje, felizmente, podemos ouvir centenas, milhares, de mulheres em todo mundo que pregam com ousadia a palavra de Deus. Outras exercem com grande eficácia o ministério do louvor, cantando músicas que realmente transmitem a mensagem verdadeira do evangelho.

            Infelizmente alguns cristãos ainda resistem na aceitação de mulheres exercendo algum ofício na igreja. Muitos por falta de conhecimento, e outros tantos por taparem os olhos impedindo de enxergar os muitos exemplos bíblicos do trabalho importante das mulheres para a obra de Deus.

            Alguns citam referências isoladas de seu contexto; outros citam não haver menção bíblica direta a favor do trabalho de mulheres na igreja. A verdade é que, pela prática, pelo exemplo da vida, entendemos ser perfeitamente bom para o reino de Deus ter mulheres cristãs atuando ativamente. Seja pregando, cantando, no ofício de diaconia, atuando como professoras, como coordenadores de ações sociais, são muito úteis.
           
            Há muitas críticas ao fato de existir, no meio evangélico, mulheres em posições tidas como restrita aos homens: mulheres que pregam; mulheres atuando como diaconisas, etc.  Não encontramos, nada, absolutamente nada contrário a esta atuação das mulheres.
           
            Talvez este crescimento da atuação das mulheres demonstre como os homens falharam na responsabilidade do ofício que, durante tantos anos, foi restrito a eles. Por serem mais dedicadas; mais quebrantadas; mais obedientes; mais submissas à vontade de Deus.

            Quem dera que: todos pregassem; todos cantassem; todos profetizassem; todos trabalhassem de alguma forma ativamente na obra de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário