Bem Vindo...

Bem Vindo...! A proposta de nosso blog é apresentar aos leitores material diversificado, de fácil leitura e compreensão; voltado para aqueles que buscam algo que possa contribuir para seu crescimento espiritual. Sempre haverá algo importante para sua vida com Deus. Trataremos de temas atuais e que valem a pena para todos os cristãos, em todos os lugares. Bem vindo a uma deliciosa leitura. A um bom e revigorante Café com Deus!

Ore por este blog, divulgue-o para seus amigos, compartilhe-o em suas redes sociais, acompanhe...

Você pode sugerir um artigo enviando email p/: pr.sued@hotmail.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os jovens (cristãos) da igreja querem mais...



Em muitas conversas com jovens cristãos, tem sido freqüente a reclamação de que eles querem mais... da igreja. Reclamam por falta de programas específicos para os jovens que os estimulem; reclamam da “mesmice” dos cultos; reclamam de que na igreja, principalmente nas fases de falta de avivamento, recebem sempre, a culpa por isso (ouvem dizer que são rebeldes, desobedientes, etc.).

Muitos destes jovens argumentam que eles não têm o que fazer na igreja; não tem para onde ir passear para conversar, “lanchar” com a turma, porque não raramente, tudo parece ser proibido. Seus amigos (não cristãos), dizem, vão ao shopping, a pracinha da cidade, ao lanchinho na esquina, a festinha na cidade, a casa dos amigos.

É necessário amadurecer a idéia nas igrejas do quão importante é uma atenção especial a ser dada aos jovens. A criação de trabalhos específicos que os envolvam, o investimento em grupos musicais, instrumentais; investir recursos: financeiros e humanos, mas, principalmente espirituais.

Desenvolver o espírito social, promover a saída em grupos de jovens para ambientes saudáveis onde compartilhem suas idéias, conversem livremente, usufruam de comunhão mútua. Isto não pode ficar restrito às paredes da igreja onde congregam.

A convivência estreita os relacionamentos e fortalece as amizades. A Palavra de Deus registra que é muito bom e agradável que se viva em união (Sl 133.1) – isto não é só na igreja!

No livro de Eclesiastes, o autor aconselha o jovem aproveitar a sua mocidade e ser feliz enquanto é novo, moço. Aconselha que o jovem faça de tudo, porém, não se esquecendo que Deus tomará conta do que for feito (Ec 11.9). Completa seu conselho dizendo para se lembrar de seu criador enquanto é jovem (Ec 12).

Mas não é só isso que querem. Querem também ser cheios do Espírito Santo, participar de cultos "animados", isto é, cultos de comunhão com Deus, onde sintam renovação espiritual.

Se quisermos uma igreja forte, precisamos trabalhar para termos uma juventude forte - já que é parte importante dela, sadia, bem orientada. Que sabe que é livre. Que sabe que se pode fazer de tudo, mas nem tudo é bom (I Co 6.12).

Se viver uma vida apática, monótona é ruim, imagine esta mesma situação em uma igreja, principalmente para jovens cristãos; ainda mais considerando que os jovens, por suas características físicas e emocionais têm “energia de sobra”.

Não se pode esquecer, no entanto, que o principal elemento para a vida da igreja é a pregação da Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo. De forma sábia. Como maçãs de ouro em salvas de prata é a palavra dita há seu tempo (Pv 25.11), n’outra tradução diz: a palavra certa na hora certa (NTLH)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário