Bem Vindo...

Bem Vindo...! A proposta de nosso blog é apresentar aos leitores material diversificado, de fácil leitura e compreensão; voltado para aqueles que buscam algo que possa contribuir para seu crescimento espiritual. Sempre haverá algo importante para sua vida com Deus. Trataremos de temas atuais e que valem a pena para todos os cristãos, em todos os lugares. Bem vindo a uma deliciosa leitura. A um bom e revigorante Café com Deus!

Ore por este blog, divulgue-o para seus amigos, compartilhe-o em suas redes sociais, acompanhe...

Você pode sugerir um artigo enviando email p/: pr.sued@hotmail.com

domingo, 19 de agosto de 2012

Sonhos de Deus



Muitos artigos, livros e músicas têm baseado a sua mensagem no tema “sonho”; “sonhos de Deus”, ou “seus sonhos”.
              
Esse tema fez surgir dois grupos no meio cristão: um que é contra radicalmente trabalhos (músicas, livros, pregações, etc.) que tratam do assunto, e outro a favor. Um grupo considera o surgimento de muitas obras de auto-ajuda, inclusive no meio cristão, que transmitem uma mensagem centrada na vontade do homem e não de Deus. Outro grupo entende que Deus cuida de seus filhos, e em conseqüência, dos seus sonhos.

É interessante, em primeiro lugar, compreender o sentido da palavra sonho, então vejamos: Sonho – desejo veemente; aspiração = desejo intenso de alcançar um objetivo, um alvo, um fim (Dicionário Aurélio). Em segundo plano, é necessário compreender as transformações pelas quais a língua passa; ela está em constante transformação. As palavras podem ter outros sentidos pela força da cultura, do sentido que lhe é atribuído no decorrer do tempo, por exemplo: fria, trio elétrico, legal, jóia (palavras de vários sentidos).

Considerando o sentido da palavra “sonho” como desejo, objetivo e alvo, os dois grupos têm razão em momentos diferentes.

Mensagem igual a “não desista dos seus sonhos” transmite a idéia que a pessoa deve lutar, pelejar, colocar empenho em alcançar seus objetivos. Logo, o “sonho” é um desejo grande de alcançar o alvo, aquilo que se almeja; pode ser qualquer coisa: formar na faculdade; ter um carro; ter uma casa; crescer espiritualmente; ser um obreiro; ficar rico; ter sucesso; etc.

O centro da questão é: quando é que o sonho de alguém está dentro da vontade de Deus? O Senhor dá tudo que desejamos? Tudo que pedimos? Há exemplos bíblicos que não, mesmo aparentemente sendo um “sonho” bom. Como o de Davi, que “sonhou” em construir um templo, uma casa para Deus, porém não lhe foi concedido (II Sm 7).

O cristão deve sempre procurar conhecer a vontade de Deus; ainda que tenha um desejo, um “sonho”, é preciso entregar tudo diante D’Ele. Se pedirmos algo que é segundo a sua vontade, Ele nos ouve (I Jo 5.14).

Quando se quer alcançar algo, um “sonho”, confiando na própria força, e apelando para mensagens de auto-ajuda que afastem Deus do contexto, o cristão não pode aceitar tal idéia.

Se os seus sonhos, seus objetivos são expostos diante de Deus, e há uma confiança N’Ele, e esta é a mensagem que você percebe em uma música, uma pregação, um livro, um texto, então há uma contribuição para seu crescimento espiritual – está no contexto bíblico. A idéia transmitida pelo que você lê, ouve  e vê é o principal. Está de acordo com a palavra de Deus ou não? É uma mensagem centrada no homem ou na vontade de Deus?

O que seria “sonhos de Deus”? Ora, pela força da nossa língua, pode ser compreendido como  a sua vontade, seu desejo, seu alvo para com os homens. Uma das coisas (sonho) que Deus quer é que todos os homens sejam salvos (I Tm 2.4)!

Qual é a mensagem correta? Se no contexto da mensagem for percebido o conceito de ter os sonhos, já entregues diante de Deus (confiando N’Ele, em sua vontade), cumpridos, e que estes sonhos não deixará morrer – a mensagem está certa. Errado é fazer acreditar que tudo que alguém quer Deus fará – logo a mensagem é falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário